segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Bela imperfeição: vitiligo

Esta é uma das tags do blog com mais visualizações e também comentários. Quantas pessoas sofrem por causa de uma característica que, às vezes, não traz danos à saúde, é mais uma questão estética?Quando leio alguns comentários, fico pensando o quanto a gente procura defeitos e como isso afeta nossa vida, o fato de não usar uma saia mais curta por causa das pernas tortas, ou o cabelo preso por causa das orelhas, ou achar que todo mundo tá olhando pra nosso nariz grande...

A verdade é que a gente se sabota o tempo todo, de um jeito ou de outro. Ficamos nos comparando a outras pessoas e essas pessoas certamente se comparam também a outras, e assim deixamos de viver nossa vida. Mas esse post não é sobre auto-ajuda ahahah. Eu nem tenho "moral" pra isso porque tenho joelheiras acopladas, minhas pernas são desproporcionais ao meu tronco achatado, minha cabeça é estranha, meus braços são muito compridos, meus pés são gordos demais e por aí vai kkkk Sem contar os dias em que tudo na gente é feio. Mas isso é só pantim.😂

Apesar de tantas coisas ruins que o mundo vem vivendo, há coisas boas acontecendo. Estamos mudando nossas mentalidades. O conceito de beleza aos poucos está se transformando. Há muitas belezas. Temos modelos magras, gordas, idosas, albinas, com deficiência física e com vitiligo. Sim, quando imaginamos que com todas as exigências do universo da moda teríamos modelos nas passarelas e em campanhas com vitiligo? E isso influencia não só o ambiente da moda. As pessoas querem ser diferentes, mas pra isso buscam referências. Temos visto, por exemplo, essa libertação capilar das negras. E isso é só um exemplo.

A bela imperfeição de hoje é o vitiligo, que é a falta de produção de melanina na pele, causando manchas brancas no corpo. Não faz mal algum à saúde, mas como poucas pessoas têm essa deficiência, claro, chamam a atenção. Aí, já viu, né? As pessoas estranham e olham. Esse olhar repetitivo do outro faz com que os portadores de vitiligo, no caso, se sintam incomodados. É tudo questão de representatividade. 

A modelo canadense Winnie Harlow tem contribuído pra atualizar o conceito de beleza. Ela tem vitiligo e é só quem mostra belas e simétricas manchas brancas no corpo todo. Na infância sofreu bullying, mas tinha um objetivo. E, meu amigo, quando a gente tem um objetivo e luta por ele, não vai ser meia dúzia de ignorantes que vão te derrubar. Ela não só abriu as portas pra outros modelos como também se tornou ícone pra quem se sentia incomodado com o vitiligo. 

 a modelo winnie harlow





 essa menina é uma das crianças que se inspiraram na winnie e agora inspira outras crianças
ela também é modelo
💓













"algumas pessoas são brancas, outras são pretas, eu sou branca e preta"
winnie harlow
💓


Quando tava procurando o instagram da Winnie Harlow e o da April Star, encontrei vários perfis de pessoas lindas com vitiligo, inclusive alguns coletivos e de artes. 💙









Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Seja bem vindo quem vier por bem."